A hipocrisia do herói

Senhoras e senhores humanos, este é o fim do mundo! Eu, Mefistófeles, chefe de cabine deste voo, lhes desejo as boas-vindas, em nome da equipe comandada por uma superpotência decadente, que não hesitará em matar ou destruir quaisquer povos ou coisas que possam permitir que o copiloto assuma o comando.

Para agilizar nossa partida rumo à perdição, peço que acomodem suas quinquilharias de mão e que se alimentem de mentiras travestidas de verdades, teorias conspiratórias e excitações diversas de seus ressentimentos. Deixem os compartimentos superiores para a acomodação das bagagens dos passageiros da primeira classe, que os acumularam ao longo de suas vidas vazias de sentido e repletas de ambição na esperança de encontrarem a felicidade em ter uma geladeira com acesso à internet no canto de suas cozinhas gourmet em suas mansões de proporções latifundiárias.

Como nosso voo é em queda, haverá uma sensação constante de vertigem e desesperança. Por isso, nosso serviço de bordo oferecerá esperanças vãs. Você pode optar por um coach que lhe promete riqueza e sucesso mudando o mindset, líder supostamente religioso que lhe transformará em fundamentalista e líderes políticos que são contra todos e contra tudo, exceto dinheiro. Vocês poderão optar também por um combo de dois ou todos estes petiscos existenciais por um preço promocional. Para os passageiros que são intolerantes a alguma coisa, avisamos que todos estes produtos também são intolerantes. Você pode abreviar nossa viagem ajudando a espalhar ódios, tristezas e ignorâncias.

Peço um minuto de sua atenção para nossos procedimentos de segurança. Em caso de pressões e concentração de renda insuportáveis, bombas de poderes destrutivos variados cairão sobre suas cabeças. Luzes no teto se apagarão e chamas no chão indicarão que você não tem saída a não ser contar com a sorte. Catástrofes causadas pela destruição gananciosa da natureza serão chamadas de naturais. Nossos bilionários negacionistas, fascistas e idiotas de toda espécie usarão redes sociais para descredibilizar quaisquer esforços de salvamento ou humanitários, acrescentando ao abandono de quem sofre, o ódio contra quem ajuda. Em caso de dúvida, peço que consultem as redes sociais no bolsão de ressentimento e ignorância à sua frente.

Aos poetas, músicos, escritores, filósofos, artistas e pensadores de toda ordem peço especial atenção. Vocês estão sentados junto às saídas de emergência. Mas suas artes e ofícios salvarão poucos porque nos esforçaremos ao máximo para lhes descredibilizar, ridicularizar, ameaçar, violentar e calar para que não consigam salvar ninguém. Ao contrário de vocês, a nossa mensagem é a de que não há saída.

Caso algum passageiro identifique algum professor, peço que comuniquem imediatamente à nossa equipe de bordo para que possamos tomar as providências necessárias para que essa gente não ouse educar nossos passageiros, que acreditam mais na sorte em sites de apostas do que na educação. Queremos que continue assim.

Nossas mulheres vulgarizadas e tratadas com indignidade estarão à disposição para serem violentadas e espancadas pelos machos a bordo. Eventualmente, algumas delas defenderão publicamente a submissão da mulher para fomentar ainda mais a dominação masculina e minar eventuais esforços feministas e conquistas femininas. Pode acontecer também de algum de nossos homens aparecerem chorosos e vitimistas denunciando a injustiça de não mais poderem espancar e violentar suas mulheres em paz.

Para tornar nossa queda mais agradável, jornalistas comprometidos com injustiças sociais insistirão que todos estão no caminho certo.

É um prazer ter vossas ignorâncias, mediocridades, vaidades, ambições e mesquinharias conosco nesta viagem rumo ao que vocês merecem…

***
Os artigos representam a opinião dos autores e não necessariamente do Conselho Editorial do Terapia Política. 

Clique aqui para ler artigos do autor.