Duração: 1 min e 18 seg.

Em meio ao caos da pandemia nasceu o blog do Terapia Política. Nós que, desde 2016, vínhamos nos reunindo para discutir o cenário político e econômico nacional e internacional, decidimos que devíamos ampliar o debate e criar um blog.

O Brasil, que já estava mergulhado numa crise política e econômica, decidiu enfrentar a pandemia da pior forma possível. Vimos o negacionismo e a inação virarem política de estado. O apego a teorias econômicas anacrônicas – que negam a importância do estado como instrumento propulsor da economia e mantém o teto de gastos, mesmo durante a pandemia – aliado à inexistência de uma política de saúde nacional, culminaram com o acirramento da desigualdade social.

O momento exigia esforço coletivo para a sua compreensão e superação dos desafios econômicos, políticos e sociais. Há quem investigue e traga à luz fatos até então desconhecidos. Há os que pesquisam e nos fornecem dados fundamentais. O esforço deste Blog vem depois. A partir de fatos e dados, produz e compartilha ideias. E trabalharemos incansavelmente para continuar nesse front de batalha por um país democrático, mais justo e menos desigual.

E, no meio do caos pandêmico, desse momento histórico, fomos consolidando o Terapia Política como um novo canal de debate. Uma ampla rede de colaboradores se aliou ao projeto, e sem dúvida foi o fator chave que moveu a produção.

A reunião de cerca de 160 especialistas de diversas áreas foi decisiva para trazer aos leitores uma avaliação consistente e diversificada das diversas dimensões da crise que o País atravessa. Questões como o desemprego, a pobreza, a fome, saúde se agravaram de forma agressiva e profunda, retrocedendo diversas conquistas, especialmente na área social e na democracia brasileira, alcançadas nas últimas duas décadas.

Vivemos um momento singular, um momento histórico especial que requer um esforço significativo dado a natureza da crise, para isso foi possível contar com apoio de intelectuais de diversas regiões do País, e de alguns países da América Latina e Europa.

Passado um ano do lançamento, e mais de 500 artigos, crônicas, vídeos e podcasts, podemos dizer que nos orgulhamos do que construímos até aqui. Tratamos de temas atuais e de questões mais perenes e de extrema importância para compreensão da nossa realidade. E, para comemorar esse feito, lançamos hoje uma edição especial, na qual trazemos uma coletânea de artigos sobre o 1º de maio, os quais vêm sendo publicados desde o início da semana.

Acesse aqui a edição especial de artigos sobre o 1º de maio.